quarta-feira, 7 de março de 2012

Serviço de Animação Vocacional

 
O Pe. Luíz Benevaldo dos Santos, coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Pesqueira no ano de 2009 cria o slogan do SAV com o objetivo de levar ao conhecimento de todos os trabalhos do SAV que hoje marca presença nos treze municípios do território diocesano de Pesqueira.
A explicação acontece da seguinte maneira: Uma barca que avança para águas mais profundas em que somos chamados através do Evangelho a avançar para águas mais profundas (Lc 5, 4). O homem que semeia a semente da Palavra de Deus (2 Cor 9,6-10) e nesta somos chamados a ofertar o melhor que temos ao Mestre.  O sol que vem ao encontro do homem, que chega aos vários lugares em que menos imaginamos e que é obra da Criação (Gn 1, 14). A águia nos lembra o evangelista João que tem o seu olhar fixo no Mestre e que aponta o Caminho para aqueles que desejam seguir a Jesus Cristo (Jo 1, 19-34) e os instrumentos musicais nos recordam o grande profeta Davi que com o seu instrumento procurava louvar e agradecer a Deus quando pastoreava o rebanho a ele confiado (Salmo 150).

 A QUEM É CONFIADO O SAV
O Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Pesqueira é confiado a Jesus o Bom Pastor e a Maria, vocacionada do Pai. Esta pastoral tem como primeiro animador o nosso Bispo Diocesano. Neste sentido o Concílio explica esta responsabilidade: “procurem os bispos promover a santidade dos seus clérigos, religiosos e leigos, segundo a vocação particular de cada um; lembrando-se da obrigação que têm de dar exemplo de santidade pela caridade, humildade e santidade de vida. Santifiquem de tal modo as Igrejas que lhes estão confiadas, que nelas brilhe plenamente o modo de sentir de toda a Igreja de Cristo. Por isso, promovam o mais possível as vocações sacerdotais e religiosas e, de modo particular, as missionárias”.
O Serviço de Animação Vocacional Diocesano e as EVP’S (Equipes Vocacionais Paroquiais) deverão estar em comunhão com o Bispo Diocesano e com todo o presbitério de Pesqueira, como também com as pastorais afins, especialmente a Pastoral da Juventude, Pastoral Catequética, Pastoral Familiar, para que realizem um trabalho de comunhão em todo Território Diocesano.

NOSSA MISSÃO É:
Despertar na Igreja a Dimensão Vocacional de todos os seus membros. A partir do Batismo que é Fonte de todas as Vocações e Ministérios dentro da Igreja e ajudar os vocacionados a descobrir sua vocação específica para o ministério ordenado, vida religiosa, vida matrimonial e a inserção dos ministérios e serviços dentro de sua comunidade cristã.

ESTRUTURANDO UMA EVP EM SUA COMUNIDADE/PAROQUIA

1. O que é uma EVP? É uma Equipe Vocacional Paroquial que tem como objetivo animar a dimensão vocacional em comunhão com todas as pastorais e movimentos de todo o povo de Deus.

2. A EVP promove: Encontros vocacionais em sua comunidade/paroquial; Acompanha jovens que desejam aprofundar sua descoberta vocacional; Faz vigília vocacional; Adoração ao Santíssimo Sacramento; Celebração Vocacional; Dinamiza como padre o mês vocacional; Colabora com as vocações; E reza pelas vocações.

3. Quem poderá fazer parte? Qualquer pessoas que deseja trabalhar em Equipe, visando o bem de toda comunidade sem querer se promover através do ministério que desenvolve na EVP.

4. Como posso colaborar com a Obra das Vocações? É muito fácil. Dirija-se até a secretaria da paróquia e faça sua doação em prol das vocações ou se preferir realize sua doação através da nossa conta bancária conforme segue: Banco do BrasilAG: 2437 – 6 CP: 24570 – 4 – V. 01.

“O Seminário é tempo de caminho, de busca, mas, sobretudo, de descoberta de Cristo”
                                                                                   Bento XVI



MOMENTOS VIVENCIADOS 
  DIOCESE DE PESQUEIRA - PE



Um comentário:

  1. Boa tarde!!!

    O Blog está de mais, com conteúdos valiosos, que nos ajudam a refletir mediante algumas situações, como também vem mostrar o Seminário e sua história, e também a formação, seminaristas. E também mostrar a cara do SAV da Diocese de Pesqueira, e como articular a OVS nas paróquias.
    Por isso o Pe. Benevaldo está de parabéns, uma ótima iniciativa!!!

    ResponderExcluir